Matheus de Vilhena Moraes, integrante do Núcleo de Pesquisa em Ética, Filosofia, Teoria Política e Social da Unesp/Franca (NéFiTs), foi contemplado com bolsa Fapesp para realizar estágio de pesquisa na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, na França, sob supervisão do professor Franck Fischbach, integrando o Centre d’histoire des philosophies modernes de la Sorbonne.
O projeto, intitulado “O social como elemento para pensar a pobreza: por que não há cooperação em favor dos pobres?”, será desenvolvido entre junho e dezembro de 2025 e busca repensar o conceito de social a partir da obra de Fischbach, investigando como a cooperação pode fundamentar práticas políticas emancipatórias capazes de enfrentar os limites das abordagens institucionais tradicionais para o problema da pobreza.
A pesquisa representa uma questão importante nas discussões do grupo sobre filosofia social, cooperação e justiça social.
Este é o segundo estágio de pesquisa internacional de Matheus. Ainda durante a graduação em Direito pela Unesp Franca, o pesquisador realizou uma experiência acadêmica na Yale University, nos Estados Unidos, também com apoio da Fapesp.
Parabéns, Matheus, por essa importante conquista!